Página inicial

S.I.A.M.
 
Sistema de Informação Agro-Meteorológico

A agro meteorologia, é sem dúvida  uma das várias disciplinas intimamente ligadas às ciências da terra. Existe uma inter relação entre ela e as outras ciências, nomeadamente, no campo climático, pedológico e agrícola.

Se o clima é um dos principais fatores responsáveis pelo relevo e consequentemente pela formação do solo, também o é, no que diz respeito ao desenvolvimento agrícola. Daí a necessidade do conhecimento das condições climáticas, por parte dos agricultores.

   

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

Ao longo da história da agricultura, os agricultores foram adaptando as culturas aos solos e ao clima, e enquanto uma culturas  se adaptavam, outras não. Mas se até certo ponto as práticas empíricas se ajustavam ás necessidades agrícolas do passado, o mesmo não é praticável na atualidade, pois para além do aumento crescente da população, existe um maior conhecimento científico. Mas só nos últimos 50 anos, é que se verificaram os maiores progressos nesta ciência. No entanto foi a descoberta do termómetro, por Galileu em 1592, e do barómetro, por Torrichelli em 1643 que "... marcam a passagem da observação visual e qualitativa para a observação experimental e quantitativa dos fenómenos atmosféricos, e contribuíram poderosamente para a concretização da meteorologia como ciência...".

A moderna aparelhagem meteorológica, a facilidade de comunicações rápidas e a possibilidade de exploração da alta atmosfera, paralelamente ao progresso da navegação aérea contribuíram largamente para que uma das maiores aspirações do Homem se tornasse realidade - A PREVISÃO DO TEMPO.

Existindo apenas quatro estações meteorológicas na área afeta ao perímetro de rega do Baixo Mondego ( Figueira da Foz, Quinta do Canal, Montemor e Bencanta), julgou-se ser útil acrescentar, à rede de estações já instalada, mais uma. A estação agrometeorológica da ESAC encontra-se implementada numa zona de cota ótima (16 metros), junto à margem esquerda do rio Mondego.

    Com a instalação desta estação pretendeu-se desenvolver certas atividades didáticas inerentes à função principal da ESAC, que é o ensino agrícola, e assim dar apoio às várias disciplinas ligadas a esta ciência e a projetos, tais como o desenvolvimento agrícola do Baixo Mondego.

Caixa de texto:

Estação Meteorológica