Perguntas mais frequentes
O que é a pressão atmosférica?
 
    A pressão atmosférica num dado lugar é a força, por unidade de superfície, consequente do peso do ar. A pressão atmosférica é então igual ao peso por unidade de área de uma coluna vertical de ar que se estende da superfície até ao limite exterior da atmosfera.
 
O que é uma nuvem?
 
    A condensação de vapor de água na atmosfera dá origem às nuvens.
 
    Uma nuvem é um conjunto de gotículas de água, ou de partículas de gelo, ou de ambas, ao mesmo tempo em suspensão na atmosfera.
 
Porque é que chove?
 
    As gotículas de água existentes nas nuvens são tão pequenas que o menor movimento ascendente as mantêm a flutuar no ar. Mas se as gotículas crescerem podem tornar-se demasiado pesadas para que as mesmas correntes as mantenham, e as gotículas caiem, sob a forma de chuva. As gotas de chuva têm diâmetro de 0,5 a 5 milímetros. Para que haja chuva é então necessário que as gotículas sejam levadas ao contacto umas com as outras, ou por efeitos de turbulência atmosférica, ou simplesmente porque as gotas já desenvolvidas por mecanismo turbulento, ao caírem, chocam com as gotículas que se encontram a níveis inferiores e as absorvem. Tornadas assim mais pesadas, caem ainda mais depressa, o que acelera o processo.
 
O que é o estado do tempo?
 
    O estado do tempo é um conjunto de fenómenos meteorológicos que determinam um estado atmosférico nem certo lugar e num momento determinado. Este estado atmosférico caracteriza-se pela temperatura, a pressão atmosférica, o vento, a humidade, a precipitação (chuva, neve, granizo...).
 
O que é o clima?
 
    O clima é o conjunto de condições atmosféricas, caracterizado pelos estados do tempo e evolução destes, numa determinada região.
Caixa de texto:

Estação Meteorológica