O que é a Análise Sensorial?
"... a análise de alimentos e outros materiais utilizando os sentidos."
"..definição e medida de um modo científico dos atributos do produto apercebidos pelos sentidos: vista, ouvido, cheiro, sabor e tacto"
"... uma técnica cujo objectivo é a determinação das propriedades sensoriais ou organolépticas dos alimentos, isto é, a sua influencia sobre os receptores sensoriais cefálicos antes e apôs a sua ingestão e a investigação das preferências e aversões pelos alimentos determinadas pelas suas propriedades sensoriais".
A análise sensorial responde a três tipos de questões:
1. Descrição
A que é que sabe o produto?
Quais são as suas características sensoriais?
De que modo a qualidade do produto difere de outro produto?
Quais são as consequências de uma modificação no processo, formulação, embalagem ou condições de armazenamento nos atributos do produto?
2. Discriminação
Será que o consumidor nota a diferença?
Será que o consumidor detecta isto?
Quantos consumidores detectariam esta diferença?
Estes produtos são diferentes?
Qual a magnitude da diferença?
Será que isto é igual aquilo?
3. Preferência (Hedónico)
Quantas pessoas gostam deste produto?
O produto é aceitável?
Este produto é tão bom como o concorrente?
Será que este produto é melhor que o anterior?
Quais são as características mais apetecidas?
Será o preferido pelo consumidor?