Em que situações usamos Análise Sensorial?

Estudos de tempo de vida

Data de validade "data até à qual será razoável esperar que o alimento retenha as suas propriedades específicas se sujeito a um armazenamento adequado".

 

Factores que promovem alterações no produto:

- Temperatura

- Luz

- Embalagem

- Atmosfera

- Condições armazenamento, transporte e venda.

"Product Matching"

Comparar um produto com um dado "produto alvo" e modificar as suas características sensoriais de modo a aproximar as suas características sensoriais do "produto alvo"

Exemplos:

 

1. Definição do produto alvo:

 

2. Aproximação ao produto alvo/líder do mercado

 

Product Mapping

Identificar a posição de um produto em relação aos seus concorrentes

Identificar "falhas" em gamas de produtos

 

Especificações e Controlo da Qualidade

"Um documento que identifica as características importantes do produto e que possa servir de base a um acordo entre o vendedor e comprador do produto"

 

Reformulação do Produto

Porquê?

Algumas questões

Detecção de Cheiros e Sabores estranhos ao produto

Aceitabilidade do produto pelo consumidor