PONTOS POSITIVOS

 

"Análise e discussão de alguns problemas, alguns dos quais nos podemos debater no dia-a-dia.

Análise dos códigos deontológicos"

"Contribui para o alargamento dos conhecimentos sobre ética, moral, deontologia com a aplicação dos conceitos a casos práticos que à partida eram fáceis de resolver mas que após discussão se tornaram difíceis de chegar a uma só conclusão"

"Abordagem do estudo de casos específicos"

"Aumentou-nos a sensibilidade para a ocorrência dos problemas éticos.

Uma mais valia para a nossa formação, na medida em que colmata uma lacuna muito presente nos cursos de engenharia"

"Conseguirmos visualizar um problema ético quando na vida profissional nos depararmos com um.

Adquirir conhecimentos sobre métodos úteis para a resolução de problemas éticos.

Discussão, partilha de pontos de vista"

"Como aspecto positivo há a salientar a boa disposição com que as aulas decorrem e o alerta para alguns problemas que nos podem aparecer na nossa vida pessoal.

Discussão dos temas: O mundo real: O Dilema do José; A casa no Algarve.

Apresentação do código dos engenheiros"

"Esta disciplina ajudou-nos a reflectir sobre os problemas éticos que nos podem surgir no futuro. Achei muito interessante os problemas que foram discutidos ao longo das aulas"

"Ganhar conhecimentos sobre a disciplina de ética, uma vez que é um tema nunca antes abordado noutra cadeira"

"Aumenta a sensibilidade para problemas éticos"

"Ter dado relevância no programa da disciplina à ordem dos engenheiros e também falar de casos práticos, assim como aproximar a disciplina o mais próximo do curso de Engenharia Alimentar."

"A aula não ser às 8:00 da manhã, mas sim às 11:00.

Complementação da aula com alguns diapositivos

Apresentação de casos práticos como "O Dilema do José" e a "Casa no Algarve

Apresentação do código deontológico, que eu desconhecia

A quase sempre boa disposição do professor"


PONTOS NEGATIVOS

 

"Diapositivos dados na aula em Inglês. Estamos em Portugal e não defendemos a nossa língua, nem quando podemos e quando é tão fácil, bastava ter um pouco mais de trabalho e traduzir "meia dúzia" de linhas. No meu caso, como foi dado na aula apontei no caderno e não houve problema algum.

Textos de apoio em Inglês muito maçudos e que não foram abordados nas aulas (penso eu).

o prof. Propôs a realização de um comentário ao texto "A casa no Algarve" e eu fiz e o prof. Não viu nada disso: trabalho desnecessário"

"Apontamentos para estudo em Inglês"

"Apontamentos em Inglês"

"Como se trata de uma disciplina muito teórica, gera-se um ambiente um pouco monótono.

Os textos em Inglês não são uma grande ajuda, uma vez que existe pouco tempo para que consigamos retirar a informação necessária dos mesmos"

"Deveria ser fornecida informação aos alunos na sua língua materna, ou seja, PORTUGUÊS e não em inglês.

Deveria haver mais diversidade de informação (em português) para os alunos poderem estudar."

"Deviam ter sido estudados mais temas;

As aulas de apresentação do Código dos Engenheiros foram massudas"

"Como aspecto negativo há o pouco material de apoio à cadeira muito do qual em inglês"

"Ser um tema um pouco vasto"

"Deveríamos ter analisado melhor o código dos engenheiros. Talvez ter tido uma abordagem mais filosófica da ética e da moral"

"Apesar dos casos práticos, deveria ainda ser mais prática analisando casos da sociedade e da actualidade utilizando os métodos estudados em aula. Penso que a carga horária, uma hora semanal, é pequena."

"Os textos cedidos pelo professor deveriam ser em português;

Devíamos analisar e discutir mais temas;

O estudo dos textos em Inglês, foi um pouco exaustivo"


A DISCIPLINA CORRESPONDEU ÀS SUAS EXPECTATIVAS? QUAIS OS TEMAS QUE CONSIDEROU MAIS/MENOS INTERESSANTES OU RELEVANTES? QUE OUTROS TEMAS PENSA QUE TERIA SIDO INTERESSANTE ABORDAR? EXISTEM TEMAS QUE DEVERIAM SER ABORDADOS COM MAIOR PROFUNDIDADE?

"Eu não fazia a mínima ideia do que seria ética e deontologia muito menos. Com esta disciplina fiquei mais esclarecida!

Os temas mais interessantes foram:

- Códigos deontológicos

- Técnicas para resolução de problemas éticos: método da linha"

"Sim. Os casos práticos foram interessantes, assim como, a sua discussão nas aulas.

Quanto à profundidade com que foram feitas as análises estava de forma satisfatória"

"Sim"

"O tema mais interessante talvez tenha sido o mais prático, ou seja, saber que existe um método prático para resolver um problema ético (método da linha).

"Os casos práticos abordados inicialmente também foram interessantes."

"No geral a disciplina correspondeu ás minhas expectativas"

"Acho que deveríamos ter abordado mais casos práticos de forma a sabermos como reagir em tal situação. No entanto no geral a disciplina correspondeu às suas expectativas"

"Gostei particularmente de analisar os "casos éticos" apresentados nas aulas."

"A disciplina correspondeu às minhas expectativas, julgo que o debater de casos na aulas foi bastante produtivo e interessante, embora pense que mais casos deveriam ser discutidos."

"À partida não tinha grandes expectativas sobre a disciplina, mas à medida que as aulas foram passando e com a apresentação do programa, considerei que era uma disciplina interessante e com utilidade no futuro. Abriu "portas" ao nível do conhecimento, mas também ao nível de como resolver eventuais problemas na prática.

Penso que todos os temas foram relevantes, se bem que o 1º tema, com a analogia entre problemas de projecto e de engenheiro não tenha compreendido muito bem, talvez também pelo texto ser em Inglês.

Outros temas que poderiam ter sido abordados, e na área da alimentação poderia ser: Alimentos Transgênicos; Alimentos Funcionais, etc., para nos dar igualmente a possibilidade de estabelecer raciocínios e clarificação de conceitos para a vida futura como especialistas que pretendemos vir a ser."

"De um modo geral, gostei da disciplina, e correspondeu de uma forma bastante agradável às minhas expectativas."

 

[Voltar]