PONTOS POSITIVOS
"Análise e discussão de alguns problemas,
alguns dos quais nos podemos debater no dia-a-dia.
Análise dos códigos deontológicos"
"Contribui para o alargamento dos
conhecimentos sobre ética, moral, deontologia com a aplicação dos conceitos a
casos práticos que à partida eram fáceis de resolver mas que após discussão se
tornaram difíceis de chegar a uma só conclusão"
"Abordagem do estudo de casos
específicos"
"Aumentou-nos a sensibilidade para
a ocorrência dos problemas éticos.
Uma mais valia para a nossa formação, na medida em
que colmata uma lacuna muito presente nos cursos de engenharia"
"Conseguirmos visualizar um
problema ético quando na vida profissional nos depararmos com um.
Adquirir conhecimentos sobre métodos úteis para a
resolução de problemas éticos.
Discussão, partilha de pontos de vista"
"Como aspecto positivo há a
salientar a boa disposição com que as aulas decorrem e o alerta para alguns
problemas que nos podem aparecer na nossa vida pessoal.
Discussão dos temas: O mundo real: O Dilema do José;
A casa no Algarve.
Apresentação do código dos engenheiros"
"Esta disciplina ajudou-nos a
reflectir sobre os problemas éticos que nos podem surgir no futuro. Achei muito
interessante os problemas que foram discutidos ao longo das aulas"
"Ganhar conhecimentos sobre a
disciplina de ética, uma vez que é um tema nunca antes abordado noutra cadeira"
"Aumenta a sensibilidade para
problemas éticos"
"Ter dado relevância no programa
da disciplina à ordem dos engenheiros e também falar de casos práticos, assim
como aproximar a disciplina o mais próximo do curso de Engenharia Alimentar."
"A aula não ser às 8:00 da manhã,
mas sim às 11:00.
Complementação da aula com alguns diapositivos
Apresentação de casos práticos como "O Dilema
do José" e a "Casa no Algarve
Apresentação do código deontológico, que eu
desconhecia
A quase sempre boa disposição do professor"
PONTOS NEGATIVOS
"Diapositivos dados na aula em Inglês. Estamos
em Portugal e não defendemos a nossa língua, nem quando podemos e quando é tão
fácil, bastava ter um pouco mais de trabalho e traduzir "meia dúzia"
de linhas. No meu caso, como foi dado na aula apontei no caderno e não houve
problema algum.
Textos de apoio em Inglês muito maçudos e que não
foram abordados nas aulas (penso eu).
o prof. Propôs a realização de um comentário ao
texto "A casa no Algarve" e eu fiz e o prof. Não viu nada disso:
trabalho desnecessário"
"Apontamentos para estudo em
Inglês"
"Apontamentos em Inglês"
"Como se trata de uma disciplina
muito teórica, gera-se um ambiente um pouco monótono.
Os textos em Inglês não são uma grande ajuda, uma
vez que existe pouco tempo para que consigamos retirar a informação necessária
dos mesmos"
"Deveria ser fornecida informação
aos alunos na sua língua materna, ou seja, PORTUGUÊS e não em inglês.
Deveria haver mais diversidade de informação (em
português) para os alunos poderem estudar."
"Deviam ter sido estudados mais
temas;
As aulas de apresentação do Código dos Engenheiros
foram massudas"
"Como aspecto negativo há o pouco
material de apoio à cadeira muito do qual em inglês"
"Ser um tema um pouco vasto"
"Deveríamos ter analisado melhor o
código dos engenheiros. Talvez ter tido uma abordagem mais filosófica da ética
e da moral"
"Apesar dos casos práticos,
deveria ainda ser mais prática analisando casos da sociedade e da actualidade utilizando
os métodos estudados em aula. Penso que a carga horária, uma hora semanal, é
pequena."
"Os textos cedidos pelo professor
deveriam ser em português;
Devíamos analisar e discutir mais temas;
O estudo dos textos em Inglês, foi um pouco
exaustivo"
A DISCIPLINA CORRESPONDEU ÀS
SUAS EXPECTATIVAS? QUAIS OS TEMAS QUE CONSIDEROU MAIS/MENOS INTERESSANTES OU
RELEVANTES? QUE OUTROS TEMAS PENSA QUE TERIA SIDO INTERESSANTE ABORDAR? EXISTEM
TEMAS QUE DEVERIAM SER ABORDADOS COM MAIOR PROFUNDIDADE?
"Eu não fazia a mínima ideia do
que seria ética e deontologia muito menos. Com esta disciplina fiquei mais
esclarecida!
Os temas mais interessantes foram:
- Códigos deontológicos
- Técnicas para resolução de problemas éticos:
método da linha"
"Sim. Os casos práticos foram
interessantes, assim como, a sua discussão nas aulas.
Quanto à profundidade com que foram feitas as
análises estava de forma satisfatória"
"Sim"
"O tema mais interessante talvez
tenha sido o mais prático, ou seja, saber que existe um método prático para
resolver um problema ético (método da linha).
"Os casos práticos abordados inicialmente
também foram interessantes."
"No geral a disciplina correspondeu
ás minhas expectativas"
"Acho que deveríamos ter abordado
mais casos práticos de forma a sabermos como reagir em tal situação. No entanto
no geral a disciplina correspondeu às suas expectativas"
"Gostei particularmente de
analisar os "casos éticos" apresentados nas aulas."
"A disciplina correspondeu às
minhas expectativas, julgo que o debater de casos na aulas foi bastante
produtivo e interessante, embora pense que mais casos deveriam ser discutidos."
"À partida não tinha grandes
expectativas sobre a disciplina, mas à medida que as aulas foram passando e com
a apresentação do programa, considerei que era uma disciplina interessante e
com utilidade no futuro. Abriu "portas" ao nível do conhecimento, mas
também ao nível de como resolver eventuais problemas na prática.
Penso que todos os temas foram relevantes, se bem
que o 1º tema, com a analogia entre problemas de projecto e de engenheiro não
tenha compreendido muito bem, talvez também pelo texto ser em Inglês.
Outros temas que poderiam ter sido abordados, e na
área da alimentação poderia ser: Alimentos Transgênicos; Alimentos Funcionais,
etc., para nos dar igualmente a possibilidade de estabelecer raciocínios e
clarificação de conceitos para a vida futura como especialistas que pretendemos
vir a ser."
"De um modo geral, gostei da
disciplina, e correspondeu de uma forma bastante agradável às minhas
expectativas."
[Voltar]