[voltar]
qualidade (Do lat. qualitáte-, «id.»)
substantivo feminino
propriedade ou condição natural de uma pessoa ou coisa que a distingue das outras; modo de ser; carácter; importância; valor; distinção; virtude; plano elevado; grau social; característica essencial; aptidão; atributo; predicado; natureza; particularidade; índole; espécie; classe; casta; calibre; jaez; título; nobreza; profissão; disposição; disposição de ânimo;
pejorativo: ser de ~ ser um traste;
(adaptado de Dicionários Porto Editora on-line)
qua.li.da.de sf (lat qualitate)
1 Atributo, condição natural, propriedade pela qual algo ou alguém
se individualiza, distinguindo-se dos demais; maneira de ser, essência,
natureza. 2 Excelência, virtude, talento. 3 Carácter, índole, temperamento. 4
Grau de perfeição, de precisão, de conformidade a um certo padrão: Artigo de
primeira qualidade. Trabalho de qualidade inferior. 5 Categoria, espécie, tipo:
A fábrica produz apenas uma qualidade deste artigo. 6 Cargo ou função de que
resultam direitos e obrigações. 7 Título de habilitação profissional. 8
Posição, papel: Ele não falou na qualidade de ministro, mas na de cidadão
comum. 9 Gram Valor das vogais quanto ao timbre. 10 Mús Atributos do som,
altura, intensidade, timbre e duração. 11 Filos Acidente que modifica a substância,
sem lhe alterar a essência. 12 Filos Conjunto de aspectos sensíveis da percepção
resultantes de uma síntese efetuada pelo espírito. 13 Filos Propriedade do juízo
que percebe a conveniência ou desconveniência entre sujeito e predicado. sf pl
Atributos que convêm ou se adaptam a um ente. Quando estas qualidades procedem
de sua essência, chamam-se propriedades ou qualidades essenciais ou diferenças
específicas; quando não procedem de sua essência e sem elas pode o ente
subsistir, chamam-se acidentes ou qualidades acidentais. Ser racional é uma
propriedade ou qualidade essencial do homem; ser alto ou baixo, branco ou preto,
sábio ou ignorante, são acidentes ou qualidades acidentais da espécie humana.
Q. de impressão, Inform: a qualidade do texto ou gráficos impressos,
normalmente medida em pontos por polegada. Q. ocultas, Filos: propriedades
não-verificáveis, supostas na natureza para explicar os fenômenos. Q.
primárias, Filos: aquelas sem as quais os corpos não podem ser concebidos
(extensão e impenetrabilidade). Q. primeiras: a impenetrabilidade, a extensão,
a figura, o movimento ou o repouso, as quais se encontram por toda parte e,
sempre, na matéria. Q. secundários, Filos: as que podem ser eliminadas por
abstração sem suprimir a ideia de corpo (cor, sabor, cheiro etc.). Q.
segundas: a cor, o calor, o cheiro, o sabor, o som etc., que não são
inseparáveis da ideia do corpo. Na qualidade de: a título de, desempenhando as
funções ou o cargo de. Pessoa de qualidade: pessoa de nascimento ilustre,
distinta, nobre, qualificada.
(adaptado de Michaelis - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa)
qualidade do Lat. qualitate
s. f.,
aquilo que caracteriza uma pessoa ou coisa e que a distingue das outras; modo de
ser; atributo, predicado; aptidão; disposição moral; casta; espécie; título;
cargo; posição social.
(adaptado de Dicionário Universal Língua Portuguesa)
Qualidade (Quality)
Totalidade de características de uma entidade que lhe
conferem a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas. [ISO
8402].
Entidade pode ser uma actividade ou um processo, um produto, uma organização
ou uma combinação destes.
Taguchi
"A qualidade de um produto corresponde ao (mínimo) de perda que o produto confere à sociedade"
Crosby
"Conformidade com os requisitos acordados e entendidos na sua totalidade"
A qualidade é um atributo (uma característica que, por comparação com um ponto padronizado ou de referência, pode ser considerado correcto ou incorrecto) não é uma variável (uma característica que pode ser medida)
"Aptidão para o uso/finalidade"
"o que relaciona a avaliação de um produto ou serviço com a sua capacidade de satisfazer uma determinada necessidade"
Categorias de qualidade: qualidade de design, qualidade de conformidade, aplicabilidade e serviço de campo.
A aptidão para o uso deve ser apreciada pelo comprador, cliente ou utilizador do produto e/ou serviço.
Outras definições...
"Atributos de um produto ou serviço que, ao serem percebidos pelo consumidor, o tornam atractivo e dão satisfação"
Ford Europa
"A qualidade é definida pelo cliente. O cliente quer produtos e serviços que, ao longo da sua existência, conseguem ir de encontro das suas necessidades e expectativas, mediante um custo que representa valor".
Operadora de linha da Philips
Qualidade é "nunca ter de pedir desculpa a um cliente".
(Adaptado de Dale e Cooper, 1995.)[voltar]
Última actualização: 19-03-2001