(um glossário da Qualidade sempre em construção e em modificação)
Análise de Pareto - Um método de análise que permite separar as causas triviais das causas importantes. Muitas vezes referido como a regra dos 80/20 e cuja designação vem do Economista Italiano do Século XIX, Pareto.
Controlo da Qualidade - Conjunto das técnicas e actividades de carácter operacional utilizadas com vista a responder às exigências relativas da qualidade. (NP EN 29000)
Custos da Qualidade - Os gastos decorrentes das actividades de prevenção de defeitos mais as perdas devidas a falhas internas e externas (ISO 8402:1986)
Diagrama de Causa e Efeito - Um diagrama, utilizado na análise e resolução de problemas, que permite associar causas a efeitos. É também conhecido por diagrama de Ishikawa, em homenagem ao seu inventor Professor Kaoro Ishikawa, ou por diagrama de espinha devido à sua forma característica.
Garantia da Qualidade - Conjunto de acções programadas e sistemáticas necessárias para proporcionar a confiança apropriada de que um produto ou um serviço satisfaz os requisitos definidos para a qualidade. (NP EN 29000)
Garantia da Qualidade - É um sistema de gestão capaz de dar a máxima confiança de um um determinado nível de qualidade desejado está sendo alcançado ao mínimo custo. (Pires 1993)
Gestão da Qualidade - Aspecto da função geral de gestão que determina a política da qualidade e a implementa (NP EN 29000)
HACCP - Hazard Analysis and Critical Control Points. (Análise de Perigos e determinação de Pontos Críticos de Controlo). Um processo em que os perigos e riscos associados ao fabrico, armazenagem e distribuição de géneros alimentícios são identificados e avaliados e onde são postos em prática em pontos específicos os meios de controlo que permitem eliminar ou reduzir os perigos.
Instrução de Trabalho - Um documento do Sistema da Qualidade ...
Perigo - a contaminação de um género alimentício por um agente microbiologico, físico ou químico que possa causar a morte, dano permanente ou dano temporário ao consumidor.
Qualidade - Ver Definições de Qualidade
Qualidade Total - Cultura de empresa que permite fornecer produtos e serviços capazes de satisfazer as necessidades e expectativas dos consumidores. (Pires 1993)
Qualidade Total - Uma filosofia de gestão e de melhoria contínua da qualidade, envolvendo todas as funções e pessoal da empresa, tendo em vista a garantia da satisfação do cliente, uma redução sustentada dos custos da qualidade e a obtenção de vantagens competitivas. (Early 1995)
Risco - A probabilidade de ocorrência de um dado perigo.
Outros Glossários na Net:
Um pequeno glossário da Qualidade... http://www.qnet.pt/Glossario.htm | |
Um glossário Brasileiro específico para a produção de sofware... http://www.mct.gov.br/Temas/info/Dsi/qualid99/99anexo2.htm |
Última actualização: 15-03-2001