Gestão da Qualidade 2001

Sumários aulas teóricas (2 horas - exposição)

Aula

Data

Sumário

Bibliografia

1

07/03/2001

Apresentação da Cadeira. O Descritor. Método de Avaliação. Marcação da 1ª Frequência.

Qualidade - O que é? Definições de Qualidade.

Dale, B.D. e Cooper, R. "Qualidade Total e Recursos Humanos", Editorial Presença, Lisboa, 1995. - Capítulo 1, pp. 21-51

Juran, J.M. e Gryna, F.M. "Quality Planning and analysis", Third Edition, McGraw-Hill, 1993. Chapter 1, pp- 1- 14.

2

14/03/2001

Qualidade e a indústria alimentar.

Qualidade Alimentar: Higiénica, Nutricional e organoléptica

Componentes psicossociais da Qualidade

Qualidade de uso e de serviço

Qualidade tecnológica

A evolução da Gestão pela Qualidade Total

Multon, J.-L. "La qualité des produits alimentaires, politiques, incitations, gestion et contrôle", Technique & Documentation, Lavoisier, 1994. Capítulo 1, pp. 5-11.

Early, R. "Guide to quality management systems for the food industry", Blackie Academic & Professional, 1995. Chapter 1, pp- 1-32

3

21/03/2001

A evolução da Gestão pela Qualidade Total (Cont.)

  • Sistemas Baseados na detecção
  • Sistemas Baseados na prevenção

A Função Qualidade

Avaliação da Qualidade

- Porquê avaliar a Qualidade?

Custos da Qualidade - Categorias

  • Falhas internas
  • Falhas Externas
  • Prevenção
  • Avaliação.

Early, R. "Guide to quality management systems for the food industry", Blackie Academic & Professional, 1995. Chapter 2, pp-33-48.

Juran, J.M. e Gryna, F.M. "Quality Planning and analysis", Third Edition, McGraw-Hill, 1993. Chapter 2, pp- 15-39

4

28/03/2001

Avaliação da qualidade (cont.)

Custos da Qualidade:

  • objectivos da avaliação
  • Relação dos custos da qualidade com medidas de negócio (indices)
  • Análise dos custos da qualidade
  • a. Custos "escondidos"
  • b. Determinação do óptimo
  • Modelos económicos para qualidade

Avaliação da Qualidade - Avaliação da posição no mercado

Avaliação da qualidade - Cultura da qualidade na Empresa

Avaliação da qualidade - Avaliação das actividades com impacto na qualidade em curso na empresa.

Juran, J.M. e Gryna, F.M. "Quality Planning and analysis", Third Edition, McGraw-Hill, 1993. Chapter 2, pp- 15-39

5

04/04/2001

Melhoria da Qualidade e redução de custos

  • Problemas da qualidade crónicos e esporádicos
  • Abordagem projecto-a-projecto:

1. Provar as necessidades de melhoria

2. Identificação dos projectos de melhoria

  • Nomeação dos projectos
  • Estabelecimento de prioridades (Análise de Pareto, Pareto Priority Index)
  • Selecção do projecto inicial
  • Exposição do problema e da missão a cumprir

Juran, J.M. e Gryna, F.M. "Quality Planning and analysis", Third Edition, McGraw-Hill, 1993.

Chapter 3- Quality improvement and cost reduction.

6

18/04/2001

1ª Frequência

Matéria: Bibliografia aulas 1 a 7 + Apontamentos avulso fornecidos pelo docente.

7

02/05/2001

Melhoria da Qualidade e redução de custos (cont.)

Abordagem projecto-a-projecto( cont.):

3. Organização de equipas para os projectos

  • Composição da equipa (liderança, secretario, membros)
  • Equipas inter- e intra departamentais

O projecto...

4. Identificação das necessidades do projecto e da missão da equipa

5. Diagnóstico das causas

  • quantificação dos sintomas
  • Formulação de teorias
  • Problemas controláveis pela gestão e problemas controláveis pelo trabalhador
  • Teste de teorias para problemas controláveis pela gestão
  • Teste de Teorias para problemas controláveis pelo trabalhador

6. Escolha da solução

  • Escolha entre às várias alternativas
  • Defeitos raros mas críticos (o caso dos patogénicos)
  • Provar a efectividade da solução

7. Tratar da resistência à mudança

8. Instituição de medidas para segurar a melhoria

Juran, J.M. e Gryna, F.M. "Quality Planning and analysis", Third Edition, McGraw-Hill, 1993.

Chapter 3- Quality improvement and cost reduction.

8

16/05/2001

Sistemas de Gestão da Qualidade

Os conceitos de cliente, fornecedor e subfornecedor.

Garantia da Qualidade e Sistemas da Qualidade

Desenvolvimento de Normas para sistemas de gestão da qualidade

Dale, B e Heather, B., 1999. Total Quality Management Blueprint. Blackwell Publishers, Inc., Oxford, UK.

Chap 5 - Quality Management Systems

Pires, A. Ramos, 2000. "Qualidade. Sistemas de Gestão da Qualidade", 2ª Edição, Edições Sílabo, Lda. Lisboa:

Capítulo 1 - Introdução à garantia da Qualidade

9

23/05/2001

Garantia da qualidade -Formalização de um sistema da Qualidade

A família de Normas Internacionais ISO 9000. A revisão das normas - ISO 9000:2000.

Algumas definições da EN ISO 8402:1987 - Entidade, Procedimento, Cliente, Fornecedor, Qualidade, Conformidade, Política da qualidade, Gestão da Qualidade, Garantia da qualidade, Sistema da Qualidade, Manual da Qualidade e Plano da Qualidade.

Os Requisitos da Norma Internacional ISO 9001:

1. Responsabilidade da Direcção

2. Sistema da Qualidade

3. Análise do Contrato

4. Controlo da Concepção

5. Controlo de Documentos e Dados

6. Aprovisionamento

7. Controlo do Produto fornecido pelo cliente

8. Identificação e rastreabilidade do produto

9. Controlo de Processos

10. Inspecções e ensaios

11. Controlo do equipamento de inspecção, medição e ensaio

Pires, A. Ramos, 2000. "Qualidade. Sistemas de Gestão da Qualidade", 2ª Edição, Edições Sílabo, Lda. Lisboa:

Capítulo 2 - Formalização de um sistema da Qualidade.

Acetatos (documentos Word)

10

30/05/2001

Os Requisitos da Norma Internacional ISO 9001 (cont.)

12. Estado de inspecção e ensaio

13. Controlo do produto não conforme

14. Acções correctivas e preventivas

15. Manuseamento, armazenamento, embalagem, preservação e expedição

16. Controlo dos registos da qualidade

17. Auditorias da qualidade internas

18. Formação

19. Assistência após venda

20. Técnicas estatísticas

Pires, A. Ramos, 2000. "Qualidade. Sistemas de Gestão da Qualidade", 2ª Edição, Edições Sílabo, Lda. Lisboa:

Capítulo 2 - Formalização de um sistema da Qualidade.

Dale, B e Heather, B., 1999. Total Quality Management Blueprint. Blackwell Publishers, Inc., Oxford, UK.

Chap 5 - Quality Management Systems

Acetatos (Word):

11

06/06/2001

Auditorias a sistemas de qualidade

Pires, A. Ramos, 2000. "Qualidade. Sistemas de Gestão da Qualidade", 2ª Edição, Edições Sílabo, Lda. Lisboa:

Capítulo 7 - Auditorias.

Apresentação Power Point

12

13/06/2001

Continuação da aula anterior

13

20/06/2001

2ª Frequência

Matéria: Bibliografia aulas 7 a 12

 

Gestão da qualidade (main) | Sumários Aulas-Práticas | Topo

Última actualização: 13-06-2001 14:46